Nª Srª da Tourega 
Sites Grátis no Comunidades.net
Povoações da Freguesia
Povoações da Freguesia

VALVERDE

 

Valverde é uma pequena e típica povoação pertencente à também bonita freguesia de Nossa Senhora da Tourega, no encantador concelho de Évora, em pleno coração da vasta região Alentejana, no sopé da Serra de Monfurado.

Toda a região apresenta importantes vestígios de ocupação humana desde remotos períodos, como se pode observar na magnífica Anta Grande do Zambujeiro de Valverde, a Anta maior que se tem conhecimento em toda a Península Ibérica, ou no Castro do Castelo do Geraldo.
Aqui viveu Geraldo Sem Pavor, um nobre nascido no Norte do País que partiu cedo para o Sul, nas lutas contra os Mouros, onde liderou um bando de salteadores. O seu grande feito deu-se por alturas da tomada de Évora aos Mouros pelo primeiro Rei Português, D. Afonso Henriques, em 1105, utilizando como base o “Castelo do Geraldo”.

Esta pacata povoação rural é caracterizada pelas suas ruas tradicionais Alentejanas de alvo casario animado com faixas coloridas que rodeiam janelas e portas.
O seu maior orgulho patrimonial é o Convento de Bom Jesus de Valverde, também conhecido por Mitra de Valverde ou Colégio do Bom Jesus, constituído por uma Quinta com Paço Episcopal, construído em 1517, e uma bonita Capela renascentista. Após a extinção das Ordens Religiosas em meados do século XIX aqui foi instalado um Posto Agrário e a Escola Prática de Agricultura, funcionando hoje um Polo da Mitra da Universidade de Évora.

Valverde é a principal povoação da freguesia de Nossa Senhora da Tourega, no concelho de Évora, a cerca de 12 km da sede do concelho.

A povoação estende-se por ambas as margens da ribeira de Valverde, afluente da ribeira das Alcáçovas, na bacia hidrográfica do Sado.

Na margem esquerda fica a Quinta do Paço de Valverde e o Convento do Bom Jesus de Valverde, ocupadas atualmente pelo Polo da Mitra da Universidade de Évora. Na margem direita, no sopé da serra de Monfurado, espalha-se o núcleo habitacional propriamente dito.

 

SÃO BRÁZ DO REGEDOURO

 

São Brás do Regedouro é uma extinta freguesia do concelho de Évora que, apesar de antiga, não se conhece a data exacta da sua fundação. Durante os primeiros decénios do século XX a freguesia foi extinta e anexa à de Nossa Senhora da Tourega. São Brás do Regedouro é hoje uma pequena aldeia perto do limite dos concelhos de Évora e Viana do Alentejo. Sita a cerca de 15 quilometros da sede de freguesia, pela qual comunica com a estrada nacional 380 (Troço Évora-Alcáçovas).

Não se conhecem referências antigas, escritas do povoado. Elementos dispersos de arquitectura, adossados na fachada da Igreja Paroquial, revelam a existência de uma primitiva capela quinhentista, possivelmente manuelina, o que aliás está em harmonia com a época do profundo culto popular de S.Brás, santo padroeiro da npeste e das doenças de garganta.

 

POVOAMENTO JUNTO À ESTAÇÃO DAS ALCÁÇOVAS

Rating: 2.3/5 (250 votos)



ONLINE
1





Partilhe este Site...


O TEMPO

PREVISÃO ATÉ 10 DIAS




Total de visitas: 39851